03/04/2017 11h01 - Atualizado

Serginho Rodrigues (PTB) é eleito em Bom Jardim da Serra e Dalmir (PP) em Sangão

Por Paulo

Bom Jardim da Serra, na serra catarinense, e Sangão, no Sul do Estado, elegeram hoje novos prefeitos, após o pleito de outubro ter sido anulado pela Justiça Eleitoral.

Em Bom Jardim da Serra, Serginho Rodrigues de Oliveira (PTB – Coligação PTB/ DEM/ PSDB/ PSB) é o novo prefeito.

Ele teve 50,85% dos votos válidos. Foram 1.613 votos contra 1.559 do candidato Pedro Ostetto (PSD – coligação PP/ PT/ PMDB e PSD). 

Serginho já havia sido eleito em outubro, mas o pleito foi anulado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) considerou inelegível a vice, Priscila Dias, esposa do candidato.

O PTB chegou a recorrer da decisão, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou o pedido. Desta vez, o candidato a vice na chapa de Oliveira foi Lourival Amaral (PSDB). 

Até que Serginho assuma, a prefeitura de Bom Jardim da Serra será comandada pelo presidente da Câmara, Pedro Ostetto.

Atualmente, Oliveira é o único chefe de executivo municipal em SC sob a sigla PTB.O novo prefeito é

Em Sangão, o novo prefeito é Dalmir Carara Cândido (PP) , eleito com 51,59% dos votos válidos: 3.680 votos contra 3.453 do candidato Herivelto de Castro Reynaldo (PMDB – coligação PMDB/ PSB/ PSDB). Com a eleição de Cândido, o PP conta 47 prefeitos no Estado.

O vice de Dalmir, Valdeci Serafim, também é do PP.

O executivo municipal será gerido por Anderson de Souza (PP), presidente da Câmara Municipal, enquanto Dalmir não tomar posse.

Em Sangão, o pleito de outubro foi anulado porque o TSE negou, por unanimidade, o registro de candidatura de Castilho Silvano Vieira (PP).

Ele foi considerado inelegível para o cargo já que iria para seu terceiro mandato, condição vedada pela Constituição Federal. Dalmir foi vice na chapa de Castilho em 2016.

Castilho havia sido eleito vice-prefeito em 2008. Nos seis meses anteriores à eleição de 2012, substituiu o prefeito por um mês. Em 2012, foi eleito prefeito e, nas últimas eleições, requereu o registro para se candidatar novamente ao cargo.

Não foram registrados problemas com urnas eletrônicas nem crimes eleitorais em ambos os municípios.

A abstenção em Bom Jardim da Serra foi de 11,43%. Já em Sangão, 13,11% dos eleitores não compareceram às votações. 

A diplomação dos novos prefeitos e vice-prefeitos ocorrerá no dia 18 de abril. A data da posse depende da Câmara de cada cidade.

Em todo o Brasil, 12 municípios de seis estados elegeram novos prefeitos e vice-prefeitos hoje.

Nessas cidades, os candidatos mais votados nas eleições de outubro de 2016 tiveram os registros de candidaturas cassados pela Justiça Eleitoral.

Em São Paulo, as votações ocorreram em três municípios: Cafelândia, São José da Bela Vista e Mococa.

No Paraná, as cidades de Foz do Iguaçu, Piraí do Sul, Nova Laranjeiras e Quatiguá tiveram novas eleições.

Além desses, os municípios de Carmópolis, em Sergipe, Ipojuca, em Pernambuco, e Guajará-Mirim, em Rondônia, contaram com votações neste domingo.

 

Fonte:HSC

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>