Projetos na área de saúde
O vereador Cleiton Fossá reapresentou, na tarde desta segunda-feira, dia 11, três projetos de lei, todos na área da saúde. As propostas são bandeiras do mandato do vereador já discutidas nos anos anteriores, porém, rejeitadas em plenário.
O regimento interno permite que os projetos sejam reapresentados no ano seguinte. “São iniciativas que contribuem com a saúde e necessárias para melhorar o atendimento e a agilidade aos cidadãos”, comenta Fossá.
O primeiro projeto dispõe sobre a divulgação das listagens de pacientes que aguardam por consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias na rede pública de Chapecó. Fossá diz que a iniciativa visa garantir um direito dos pacientes e que não cria despesas aos município.
“Somente o cidadão teria acesso à sua posição na fila, o que evitaria fura-fila”, ressalta. Para ele, o projeto torna os serviços prestados à população mais eficientes e transparentes.
Outro projeto trata sobre a disponibilização de comprovação de agendamentos de consultas, cirurgias e exames em geral aos pacientes do sistema único de saúde. A proposta, explica Fossá, evita que cidadão esqueça a data marcada, além de ser uma garantia do agendamento.
Já o terceiro projeto torna obrigatória a divulgação da relação de vacinas contra doenças infectocontagiosas que não são disponibilizadas gratuitamente pela rede pública de saúde do município.