Prefeito e vice eleitos em Abelardo Luz estão inelegíveis decide TSE
Nerci Santin (PMDB) e Cleomar Finger (PMDB), respectivamente prefeito e o vice eleitos em Abelardo Luz, no Oeste catarinense, tiveram impugnado o registro de candidatura na segunda-feira (19), por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Conforme a decisão, a ministra Rosa Weber acatou o recurso especial eleitoral, solicitado pelo Ministério Público Eleitoral e pela coligação de oposição, "Pra Frente Abelardo Luz", para que os dois fossem considerados inelegíveis.
Em nota divulgada na tarde desta quarta-feira (21), a defesa de Santin e Cleomar afirmou que entrará com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF). (Leia a íntegra ao fim da reportagem).
A alegação é que, em 2010, os dois teriam uma condenação por crime contra a administração pública, por isso não poderiam ter concorrido ao pleito de 2016.
Às vesperas das eleições, os dois conseguiram recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) autorizando a candidatura. O juízo de primeiro grau da comarca também havia decidido pela inegibilidade.
Conforme a assessoria de imprensa do TSE, na decisão não há uma orientação sobre impedimento da posse. Cabe ao juiz eleitoral da Comarca a decisão.