Octavio Carminatti receberá homenagem
Nesta sexta-feira (5), o Mercado Público Regional de Chapecó sedia uma cerimônia de homenagem para Octavio Carminatti, por sua atuação em prol da apicultura e das pastorais do município.
Trata-se de entrega de placa simbólica da moção de aplauso concedida a Octavio por unanimidade pela Assembleia Legislativa, por proposição da deputada Luciane Carminatti.
A cerimônia também contará com resgate da trajetória do homenageado e da história da apicultura, com a distribuição de livros e folhetos e uma mostra de méis que seguirá até as 11h30 de sábado (6).
Natural de Garibaldi (RS), Octavio migrou para o Oeste catarinense na adolescência e, há 55 anos, reside em Chapecó com a companheira Elza Rigotti Carminatti.
Aqui, criaram os cinco filhos e se dedicaram ao armazém da família, organização comunitária e atividades ligadas à Igreja Católica e à Teologia da Libertação.
Após a aposentadoria, Octavio descobriu a apicultura. “Já trabalhei com tudo: na roça, com serraria, marcenaria, mas foi o ofício com as abelhas que me encantou”, resume.
Mais de três décadas se passaram desde as primeiras lidas de Octavio com as colmeias: começou com cinco, que logo se tornaram 30, 60, 100 e 250, que chegaram a produzir quatro toneladas de mel por ano.
Além da produção, Octavio foi muito além: se dedicou à conscientização dos benefícios do consumo de mel, ao ensino da apicultura e ao cultivo de um vasto acervo de rótulos, fotografias, revistas e diplomas.
“Aprendi muito o trabalho das abelhas, sobre organização coletiva, saúde e espiritualidade. Elas me ensinaram a cultivar o necessário para viver bem, em harmonia com a natureza”, conta Octavio, que nos anos 80 liderou o surgimento da Associação Regional Apícola Santa Rita (ARASRI).
Os “causos”, perrengues, ensinamentos e histórias foram reunidos no livro autobiográfico “Minha caminhada” e, ao lado de amigos, familiares e lideranças da comunidade, serão recordados na homenagem desta sexta-feira (5), a partir das 18 horas, no Mercado Público Regional de Chapecó.