Ministro do Trabalho prestigia, em Chapecó, fundação de CSB de Santa Catarina
O ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias estará em Chapecó neste sábado (12) para instalar o “braço” catarinense da Central dos SindicatosBrasileiros – CSB. A plenária de fundação inicia às 10 horas no Restaurante Barriga Verde. Opresidente nacional da central Antonio Neto e lideranças sindicais de todo o Estado estarão em Chapecó para o ato.
O encontro regional da CSB em Santa Catarina vai analisar as conjunturas nacional e estadual,discutir as principais lutas do Brasil e debater a consolidação das ações da central. O vice presidente nacional da instituição, sindicalista Chapecoense Oneide de Paula (Neidão), deve assumir a presidência da CSB catarinense.
Em Santa Catarina a central possui filiados 35sindicatos e duas federações. Neidão, presidente do sindicato local e da federação catarinensedos trabalhadores na movimentação de mercadorias, já projeta vigorosa ação de fortalecimento da organização. Disse que pretende chegar a 60 filiados até o final do ano, com as primeiras adesões sendo oficializadas já no encontro deste sábado.
Com menos de quatro anos após sua reorganização ao final de 2011 e com sede em Brasília, aCSB tem 524 sindicatos e 24 federações filiados. Em todo o país o conjunto representa mais de 800 mil trabalhadores das mais variadas categorias profissionais. Até dezembro a meta éfechar 600 sindicatos sócios para superar a casa de um milhão de trabalhadoresrepresentado
Amplitude
A CSB atua na defesa de interesses sindicais, sociais e políticos das entidades fliadas, dos trabalhadores profissionais liberais, autônomos e diferenciados. Cumpre o mesmopapel junto aos trabalhadores em geral, públicos ou privados, urbanos e rurais, ativos, inativose aposentados.
Desenvolve ação unitária e coordenada, comprometida com o bem comum, aprevalência dos interesses coletivos sobre os individuais e a promoção da justiça e da pazsocial.A CSB foi fundada em 2008 e após frustrada tentativa de fusão com outra central, passou a serreorganizada em 2011 para construir uma nova alternativa de organização dos trabalhadores brasileiros.
Deveria (e assim o faz) atender os princípios da unicidade sindical, donacionalismo, contrária a partidarização do movimento sindical e pelo fortalecimento dos sindicatos. Após sua reestruturação a CSB, instituição combativa, plural, ativa e moderna, estáem pleno processo de construção e sendo organizada em todos os estados brasileiros.
Antes da plenária a agenda do ministro Manoel Dias marca visita às instalações da Cruz Vermelha Brasileira – filial Chapecó, também presidida por Oneide de Paula.