02/12/2014 18h24 - Atualizado

Fundo de Participação dos Municípios

Por Paulo

O Congresso Nacional realizou nesta terça-feira, às 11h, uma Sessão Solene destinada à promulgação da Emenda Constitucional 84, que garante o aumento de um ponto percentual dos repasses de impostos federais ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Com a emenda, a partir de julho de 2015 passa a vigorar metade do novo repasse e, em julho de 2016, a outra metade será acrescida. A emenda tem origem na PEC 426/14, aprovada na última quarta-feira pela Câmara dos Deputados.

Para o deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC), com as medidas de estímulos à indústria adotadas pelo governo nos últimos anos, com desoneração da carga tributária por meio da diminuição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), os municípios foram os que mais perderam arrecadação, enquanto seguem concentrando a maior parte das responsabilidades.

"O aumento do repasse pelo fundo, garantido pelo Congresso Nacional, é um alento às administrações municipais, que hoje vivem uma situação de completo esgotamento – vendo limitada a sua capacidade de investimentos – mas é preciso ir além. 

Somente com um novo pacto federativo garantiremos aos municípios os recursos necessários para crescerem e se desenvolverem com responsabilidade e eficiência, fazendo o bom uso do dinheiro público e oferecendo serviços públicos de qualidade à população", destacou o parlamentar por meio de sua Página no Facebook. Hoje, cerca de 86% dos municípios do País dependem dos recursos do FPM.

 

01/12/2014 10h32 - Atualizado

Fundo de Participação dos Municípios

Por Paulo

Depois de muita luta dos prefeitos, foi aprovada a Proposta de Emenda à Constituição 426/2014, que prevê a elevação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Garante aumento de 0,5% em julho de 2015 e 1% em julho de 2016.

A Federação Catarinense de Municípios estima que para os 295 municípios de SC vai representar cerca de R$ 70 milhões em 2015 e de R$ 140 milhões em 2016. Certamente vai melhora algumas prefeitura do interior que vivem em estado de penúria, devido a baixa arrecadação de alguns municípios.

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>