04/01/2012 23h12 - Atualizado 04/01/2012 23h13

Estiagem

Por Paulo

O presidente da Epagri, Luiz Hessmann, por determinação do governador em exercício Eduardo Pinho Moreira e em função da estiagem que castiga o Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina, convoca os gerentes e respectivos colaboradores das gerências da Epagri de São Miguel do Oeste, Palmitos, Chapecó, São Lourenço do Oeste e Xanxerê que estiverem em férias, para retornarem imediatamente ao trabalho.”

 

Estiagem II

 

A situação se agravou e precisamos unir esforços para minimizar os problemas causados pela estiagem nas referidas regiões”, afirmou Hessmann. Técnicos da Epagri/Cepa vem atualizando os relatórios das perdas e informam que elas são mais intensas nas lavouras de milho, soja e feijão e na produção de leite. Alertam, no entanto, que as estimativas de perdas são muito dificultadas, principalmente pela falta de uniformidade das variáveis que interferem mais intensamente nas produtividades das lavouras como a disponibilidade hídrica do solo e o estágio das culturas. O setor de meteorologia da Epagri/Ciram informa que até a quinta-feira (5) não há previsão de chuva significativa para a região oeste e Extremo Oeste de SC. Na sexta-feira (6) a nebulosidade aumenta e entre sábado e a próxima segunda-feira (de 7 a 9) há condições de chuva típica de verão que pode receber reforço com a passagem de uma frente fria entre a tarde de sexta-feira e manhã de sábado. Analisando-se a tendência, até o dia 16 de janeiro, apenas entre os dias 11, 12 e 13 a previsão indica a passagem de uma frente fria que pode trazer chuva para a região, com volumes entre 5 e 15mm, ainda muito abaixo do desejado e que não deve mudar o quadro observado até o momento. A chuva será mal distribuída pela região.

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>