15/08/2016 10h26 - Atualizado

Deputada Luciane quer regulamentar situação de bibliotecários nas escolas de SC

Por Paulo

A deputada Luciane Carminatti (PT) protocolou esta semana na Assembleia Legislativa de SC (ALESC) o projeto de lei que regulamenta o cargo de bibliotecário nas escolas da rede estadual catarinense.

 
Segundo a parlamentar, a demanda partiu de profissionais e estudantes da área, gestores, diretores e professores que são deslocados do cargo.

– Temos uma lei federal que determina a criação de uma biblioteca em cada escola do país até 2020, mas a regulamentação do profissional que cuidará destes espaços na rede estadual deverá partir do Legislativo catarinense.

 
Como o Estado não contrata bibliotecários, professores acabam sendo deslocados em tempo integral para as bibliotecas, mesmo tendo sido contratados para funções diferentes – explica a deputada Luciane.

O Projeto de Lei Complementar 013.1 acrescentará o cargo de bibliotecário à chamada Lei dos ACTs, aprovada em Santa Catarina no ano passado, e é uma exigência antiga do setor.

 
O debate em Santa Catarina ocorre desde 2006, quando o CRB 14 e a Associação Catarinense de Bibliotecários levaram até o plenário da ALESC milhares de assinaturas cobrando que a função fosse regulamentada.

O profissional selecionado para o cargo deverá ser graduado na área e estar inscrito no Conselho Regional de Biblioteconomia de SC (CRB 14), como determina a legislação federal.

– O cenário que temos hoje em SC é o de profissionais sem espaço para atuar por falta de regulamentação; professores que querem dar aula, mas são desviados de suas funções originais; e estudantes diretamente prejudicados pela falta de um responsável gabaritado para aquele cargo – lamenta a parlamentar.

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>