Curitibanos investe na produção de energia limpa
A Associação Empresarial de Curitibanos (Acic) recebeu, em outubro, empresários alemães para discutir sobre as possibilidades de investimento na região.
Uma das propostas abordadas e que já está sendo implantada, é a instalação de um equipamento para reaproveitamento de resíduos de madeira e lixo doméstico para a produção de energia limpa.
"Na visita que realizada a cidade, foi analisada toda a região e possibilidades, sendo a do reaproveitamento do lixo a que está em maior evidência nas tratativas", explicou o presidente da Acic, Amarildo Niles.
A aproximação com os empresários alemães ocorreu devido ao Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), que está sendo realizado no município.
Para viabilizar o projeto em Curitibanos, a equipe do DEL se reuniu com a Prefeitura Municipal e os responsáveis pelo Consórcio Intermunicipal do Contestado (Coinco), para que o lixo depositado no aterro sanitário seja utilizado na geração de energia renovável.
Agora, para o projeto sair do papel só falta os recursos financeiros para a instalação da máquina alemã que transformará o lixo em energia.
O presidente da entidade afirmou que além da energia para reforço no abastecimento de uma área industrial, o sistema será também uma solução para um problema social:
"O lixo das cidades é um problema que está presente em todos os lugares e, com esse mecanismo, resolvemos dois grandes problemas: lixo e falta de energia, gerando benefício para toda a comunidade", avaliou.