26/07/2017 11h13 - Atualizado

Apesar da escassez dos recursos , Pavan vê como saldo positivo no primeiro semestre

Por Paulo

Entusiasta e apoiador do fortalecimento do turismo regional, o secretário de Estado do Turismo, Esporte e Cultura, Leonel Pavan, vem mantendo sua prática de sair do gabinete e prestigiar eventos turísticos, culturais e esportivos por todas as regiões do estado.

“É uma forma também de incentivar o papel dos municípios como estimuladores e prospectores de novos potenciais e produtos turísticos em suas regiões, algo que deve ser feito sempre procurando a parceria com a iniciativa privada”, observa Pavan, resumindo ainda que apesar da crise econômica o turismo interno catarinense tem se fortalecido pela sua diversidade e, em nível público, a escassez de recursos também não tem impedido avanços internos , externos e de gestão em sua pasta “graças à motivação ,  profissionalismo da equipe e  das parcerias com municípios  o trade turístico”.

Durante a semana que passou caracterizada por uma forte frente fria e queda de neve na Serra Catarinense, Pavan acompanhou de perto a movimentação de centenas de turistas para a região, principalmente em São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra, também aproveitando para estimular prefeitos e empresários da região a investirem cada vez mais no turismo de inverno como fator de aquecimento da economia local e regional.

 “A grande presença de turistas, lotando a rede hoteleira, só confirma que Santa Catarina é um lugar especial e de diversidade turística que deve ser potencializada.  São poucos quilômetros entre o litoral e a serra, mas uma mudança de cenário que impressiona os visitantes e é preciso  recebê-los sempre cada vez melhor com profissionalismo com boa estrutura”, analisou, destacando o crescimento dos investimentos em hospedagem, caso do Urubici, cidade de pouco, mas de 11 mil habitantes, mas já com quase 200 pousadas e similares, totalizando uma oferta aproximada de 2 mil leitos.

BALANÇO – Leonel Pavan analisa ainda que como secretaria de Governo, “temos procurado fazer a nossa parte. Ainda que com escassez de recursos orçamentários motivados pela crise econômica, encerramos o primeiro semestre de atividades deste ano com um saldo positivo de ações e projetos.

Graças a uma equipe profissional e motivada, estamos conseguindo avançar desde a reestruturação das atividades internas, que gerou otimização de resultados, até a realização também de ações concretas e efetivas para o avanço de projetos e o resgate de outros que estavam estagnados tanto no turismo como na cultura e esporte.”

Segundo Pavan, há avanços também em obras e projetos estratégicos para o desenvolvimento do turismo regional em parceria com as prefeituras e o trade turístico catarinense, valorizado nossos potenciais, capacitando gestores e profissionais.

Além da ampliação dos Centros de Atendimento aos Turistas (CATs) e implantação futura dos totens de orientação aos nossos visitantes, só para exemplificar alguns, além avanço das obras de construção do Centro de Eventos de Balneário Camboriu e do projeto de geoparques via Unesco com destaque para a divulgação internacional da região dos Canyons, no Sul do estado, ações que vão beneficiar economicamente duas regiões importantes do Estado.

Destaca ainda que, aguardado há anos, o projeto de lei que irá regulamentar o Sistema Estadual de Cultura foi encaminhado pelo governo, à Assembléia Legislativa no inicio deste mês de julho.  

O Sistema Estadual de Cultura é um instrumento para fortalecer a gestão das políticas públicas da área e de uma forma integrada e participativa. É constituído por elementos de articulação e gestão, como o Plano Estadual, o Fundo e o Conselho de Cultura (CEC), já instituídos, mas que passarão por reestruturações.

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>