Marqueteiros de sul a norte do país, em época de campanha eleitoral, vem com a velha e conhecida conversa: “Me dá um bom tempo de televisão e recursos para produzir o programa que eu garanto a vitória do teu candidato”. Diante disto, os partidos fazem qualquer tipo de aliança, à esquerda e à direita, e as campanhas vão ficando cada vez mais caras,umas iguais às outras. Os magos só se esquecem de um detalhe fundamental: a relação do candidato com o eleitor, cada vez mais autônomo, informado e com vontade própria, tendo como pano de fundo o momento que o país está vivendo. Cada campanha é uma nova campanha.
Fracasso
Se fosse tão simples assim, ganhar uma eleição só porque tem marqueteiro, todas as disputas terminariam empatadas, já que os maiores partidos do país confiam cegamente nesta fórmula milagrosa e fazem qualquer negócio para atender aos caprichos dos marqueteiros, que se tornaram os grandes estrategistas na batalha pelo voto. Mas nesta eleição muitos candidatos no Estado tiveram que trocar de marqueteiros, pois provaram ser um verdadeiro fracasso. O jeito foi apelar para a “velha fórmula campeira”, conversar com os partidários e simpatizantes. E fim de papo.