Ultrafreezers são instalados para receber doses da vacina Pfizer em Florianópolis
Três ultrafreezers cedidos pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) foram instalados em uma unidade da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis para receber as doses de vacina contra a Covid-19.
Os equipamentos foram transportados na quarta-feira (28), e serão utilizados para armazenar vacinas da farmacêutica Pfizer, cujas primeiras doses devem chegar ao Brasil nesta quinta-feira (29).
O imunizante necessita de conservação a baixíssimas temperaturas, -80°C, até ser distribuído aos postos de vacinação, por isso deve ser destinado incialmente para as capitais brasileiras.
A Universidade cedeu os equipamentos para uso gratuito pelo período de um ano. Os três equipamentos têm capacidade conjunta de armazenar 948 litros.
“Com estes equipamentos, conseguiremos armazenar corretamente as vacinas e avançar a imunização da nossa população, sem precisar contratar novos equipamentos que demandariam mais recursos públicos”, afirmou o prefeito da Capital, Gean Loureiro.
A cessão dos equipamentos é um dos desdobramentos de uma parceria iniciada em dezembro de 2020, quando a Secretaria Municipal de Saúde procurou a Universidade em busca de apoio a ações de vigilância epidemiológica e perguntando sobre a possibilidade de a UFSC emprestar ultrafreezers para o eventual armazenamento de vacinas.
Os entendimentos evoluíram e, em 12 de janeiro, representantes da Secretaria e o próprio prefeito realizaram uma visita técnica à UFSC para conhecer os equipamentos.
Na visita, os membros da Prefeitura constataram que a Universidade tinha condições adequadas de infraestrutura e segurança para guardar as vacinas.
No entanto, a PMF (Prefeitura Municipal de Florianópolis) decidiu transportar os equipamentos para uma unidade de sua Rede de Frio.
A justificativa é de que isso facilita a gestão de estoques de todas as vacinas utilizadas pelo município e a logística de armazenagem e distribuição dos imunizantes.
Fonte: ND