Semana D mobiliza cerca de 2 mil professores na Região da AMOSC em prol da alfabetização
Entre os dias 28 de abril e 2 de maio, a Região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) realizou uma mobilização voltada à qualificação das práticas de alfabetização. Durante esse período, os municípios realizaram a Semana “D” de Estudos da Política de Alfabetização, ação prevista no Plano Anual de Trabalho como parte do Compromisso Criança Alfabetizada.
A proposta teve como objetivo fortalecer a formação continuada dos profissionais da educação e garantir que os professores conheçam e analisem o Documento Norteador da Política de Alfabetização de Santa Catarina. A partir desses estudos, cada município poderá contribuir com sugestões e adaptações para a construção de sua Política Municipal de Alfabetização. As atividades aconteceram nas escolas das redes municipais, organizadas pelas equipes pedagógicas, articuladores locais e gestores da educação, seguindo uma orientação sugerida pela Comissão Regional de Alfabetização.
A estimativa é que aproximadamente 2 mil professores tenham participado da iniciativa em toda a região. Segundo a assessora de Educação da AMOSC, Locenir de Moura Selivan, o momento simboliza um comprometimento dos profissionais da educação com a garantia das aprendizagens das crianças, ou seja, que toda criança tenha o direito de ser alfabetizada e ter acesso ao conhecimento científico, tecnológico e cultural. Ressalta ainda, que os profissionais da educação precisam conhecer os documentos norteadores das políticas de educação, pois são eles que dão a condução de programas e ações no cotidiano da escola.
Municípios que já realizaram a Semana “D” de Estudos da Política de Alfabetização demonstraram grande mobilização e comprometimento com a pauta. As atividades iniciaram em 03 de março, com Águas de Chapecó. Seguiram-se Jardinópolis no dia 28 de abril, Santiago do Sul em 29 de abril, e, no dia 30 de abril, os municípios de Paial, União do Oeste, São Carlos, Sul Brasil e Formosa do Sul. Já em 02 de maio, houve ampla adesão com a realização do encontro em Planalto Alegre, Nova Itaberaba, Nova Erechim, Águas Frias, Cordilheira Alta, Arvoredo, Coronel Freitas e Guatambu.
*Municípios que ainda realizarão a atividade nos próximos dias*
A Semana “D” reafirma o compromisso das redes municipais de ensino com a garantia do direito à alfabetização e ao acesso a uma educação pública de qualidade, colaborativa e centrada na aprendizagem das crianças. Os municípios de Caxambu do Sul, Chapecó, Serra Alta e Pinhalzinho estarão realizando nos próximos dias.
*Fortalecimento das práticas pedagógicas*
A Coordenadora Pedagógica, de Águas Frias, Marizete Senczkowski avaliou o momento como essencial para o desenvolvimento profissional dos educadores e a construção coletiva. “O Dia D da Alfabetização foi muito importante, uma experiência que proporcionou novas ideias, reflexões e diálogo entre os profissionais dos três municípios vizinhos: Águas Frias, Nova Erechim e Nova Itaberaba. Paramos para pensar sobre a Política de Alfabetização do nosso estado, para a partir dela elaborar o documento da nossa região e de cada município”, afirmou Senczkowski. Ela ainda destacou a importância da união entre as redes, que possibilita a troca de experiências e novas estratégias para a prática pedagógica.
Para a Diretora da Escola Sonho Infantil, de Nova Itaberaba, Maria Eloiza Cararo, a atividade marcou um momento de escuta e aprendizado coletivo. “O Dia ‘D’ foi marcado por uma rica troca de experiências entre os docentes. Trata-se de um momento de reflexão coletiva, fundamental para o fortalecimento das etapas iniciais da educação básica. A abordagem sobre a educação infantil, por exemplo, ressalta como ela contribui significativamente para o sucesso da criança no processo de alfabetização e letramento”, pontuou Cararo.
A professora da Escola do Núcleo de Ensino Fundamental, de Nova Itaberaba, Andressa Rimoldi compartilhou sua visão sobre a importância do momento vivido durante a Semana “D”. “No encontro com os municípios de Nova Erechim e Águas Frias, pudemos trocar experiências entre as séries iniciais e a educação infantil. Acredito que a alfabetização começa na educação infantil e segue até as séries iniciais, com as crianças continuando a aprimorar seus conhecimentos após o ciclo de alfabetização. Essa nova política é fundamental porque integra as duas etapas, fortalecendo a aprendizagem. A troca de experiências entre os municípios contribui para o aprimoramento contínuo das nossas práticas, tornando a alfabetização cada vez melhor”, esclarece Rimoldi.
Fonte e foto: Dilkin Comunicação – Assessoria de Comunicação da AMOSC.