Rota do Antigomobilismo passa a integrar o sistema turístico do estado
Após a aprovação na Assembleia Legislativa e a sanção do governo do Estado, foi transformada na Lei 19324/2025, proposição do deputado Carlos Humberto (PL) para a criação da Rota do Antigomobilismo.
O objetivo da normativa é instituir um itinerário que abrange os principais pontos turísticos, culturais e históricos relacionados ao tema, incluindo museus, eventos, feiras, restaurantes e estabelecimentos que promovam a cultura automobilística, entre outros.
Conforme o autor, a atividade apresenta um grande potencial para incrementar a economia do estado. Ele aponta que somente entre compra e manutenção de veículos antigos, a movimentação de recursos no Brasil supera os R$ 30 bilhões. Já em Santa Catarina, todos os anos também são organizados mais de 100 eventos envolvendo entusiastas de automóveis antigos.
“Na economia catarinense, são alguns bilhões de reais que movimentam a cultura e o turismo nos vários eventos de antigomobilismo que ocorrem em todo o estado”, comentou o parlamentar. “É importante que isso seja observado pelo governo pela importância e o peso que tem. É importante que se criem os mecanismos necessários para que a Secretaria de Turismo possa auxiliar essa atividade para que ela fomente mais nossa cultura e nossa economia, gerando mais emprego e oportunidades.”
Fonte e foto: Alexandre Back/AGÊNCIA AL.