Nota de posicionamento e esclarecimento: procedimentos cíveis e criminais
Sobre veiculações que tem ocorrido envolvendo meu nome em relação a suposta denúncia de violência política de gênero contra a deputada estadual Paulinha, e conforme ela própria tem divulgado, vale reiterar o que já deixamos claro em discurso na sessão da Alesc, na última quarta-feira ( 26-03), quando o tema foi trazido a plenário.Ou seja, é lamentável que questões internas , os chamados assuntos “interna corporis”, ocorridos no âmbito da Bancada do Vale do Itajaí, com relação à sua coordenação, sejam trazidas para debate público em plenário, que não é o foro adequado para essas discussões. Postura essa que também foi criticada na sessão desta terça-feira ( 01-04) pela deputada Ana Campagnolo (PL), que saiu em nossa defesa , alertando para o equívoco da estratégia de vitimização adotada pela deputada Paulinha, simplesmente pelo fato de ser mulher.
Os debates tem seus foros próprios e o plenário não é o local para resolver essa questão, mas sim o colegiado da Bancada do Vale do Itajaí com todos os seus parlamentares integrantes. É preciso deixar claro que a divergência com a deputada Paulinha não é porque ela é mulher ou por uma questão de gênero, mas porque ela não foi eleita de maneira legítima para a coordenação da bancada do Vale. Neste sentido e diante da postura inadequada, e com caráter de vitimização da deputada, iremos adotar as medidas cabíveis e legais para o total esclarecimento desta questão e que incluem uma Representação por falsa comunicação de crime, segundo prevê o Código Penal, além dos procedimentos cíveis.
Por fim, vale ressaltar que nossa trajetória política, desde seu inicio até hoje , além da coragem de nunca fugir do necessário e democrático debate de interesse público, sempre atuamos em defesa da ampliação da participação feminina tanto no setor político como em qualquer área profissional. E assim continuaremos, mas sempre de maneira justa e sensata, sem sensacionalismos ou interesses pessoais
• *Deputado Estadual Ivan Naatz* ( PL) , líder do governo na Alesc .
• Em 01-04-25