Jair Miotto é homenageado nos 55 anos da Fundeste/Unochapecó
O deputado estadual Jair Miotto foi um dos 55 ex-alunos homenageados pela Fundeste/Unochapecó (Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste) durante a solenidade comemorativa aos 55 anos da fundação da universidade. O evento aconteceu na noite da última sexta-feira (4), no Centro de Eventos Tabajara, em Chapecó, reunindo autoridades, acadêmicos e lideranças regionais.
A homenagem reconhece o papel de ex-alunos que se destacaram em suas áreas de atuação e contribuíram para o desenvolvimento da sociedade. Jair Miotto, formado em Administração (1988 à 1992) pela Unochapecó (na época Fundeste/Unoesc Chapecó) agradeceu a lembrança com emoção:
“Minha formação na Unochapecó foi um alicerce importante para minha trajetória pessoal, profissional e também para minha vocação pública”, afirmou o parlamentar que à época, com muito esforço e sacrifícios, superou muitas dificuldades sociais e financeiras para conseguir a formação.
Menção Honrosa e Medalha (Foto: Assessoria)
Menção Honrosa e Medalha (Foto: Assessoria)
De estudante a parlamentar
Natural de São Lourenço do Oeste, Miotto formou-se em Administração. Posteriormente, também concluiu graduação e pós-graduação em Teologia e Ciências Políticas, tornando-se pastor e um dos principais representantes do segmento evangélico na política catarinense.
Também foi homenageado o professor Plinio Seidler por seus 50 anos de trabalho na instituição. Ele tem sido referência regional na educação e na formação universitária, reconhecido por sua atuação acadêmica e por seu papel no fortalecimento da universidade.
Legado
A Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), inaugurada em 4 de julho de 1970 por Plinio Arlindo de Nês, celebrou em 2025 seus 55 anos de atuação. Seu objetivo era levar ensino superior ao interior catarinense, descentralizando o acesso à educação universitária. A instituição já formou mais de 45 mil profissionais em diversas áreas, com forte impacto no desenvolvimento do Oeste catarinense.