28/03/2025 09h28 - Atualizado 28/03/2025 09h28

Deputado Altair Silva propõe ações urgentes para enfrentar a estiagem no Oeste catarinense

Por Paulo

Diversos municípios da região Oeste catarinense estão decretando situação de emergência devido à estiagem. Para ajudar o governo estadual a adotar medidas eficazes contra os efeitos da falta de chuvas, o deputado estadual Altair Silva (PP) protocolou na Assembleia Legislativa uma série de indicações com recomendações para apoiar os municípios afetados.

 

“Alguns municípios não recebem chuvas significativas há meses e estão com o abastecimento comprometido, precisando recorrer a caminhões-pipa para garantir água para as necessidades básicas. Com essas indicações, nossa intenção é ajudar o Estado a adotar medidas rápidas que possam viabilizar auxílios para as cidades, minimizando os prejuízos já perceptíveis”, explica o parlamentar.

 

Diante da gravidade da situação, Altair Silva propôs ações concretas que incluem desde o fortalecimento de programas de incentivo à armazenagem de água até a destinação de recursos para o transporte emergencial de água. O deputado também sugeriu a agilidade no reconhecimento das situações emergenciais e na análise de licenças para perfuração de poços artesianos, medidas que, segundo ele, são essenciais para amenizar os impactos da seca e garantir que os municípios possam enfrentar a crise hídrica com mais eficiência.

 

Até o momento, 35 prefeituras já publicaram decretos de situação de emergência, sendo 26 de nível um e nove de nível dois. “Seguimos sem previsão de chuvas significativas para os próximos dias. Com isso, temos certeza de que esse quantitativo ainda deve aumentar, o que vai intensificar as demandas para o Executivo catarinense, que precisa estar preparado para atender a essas necessidades urgentes de forma rápida e eficaz”, afirmou o parlamentar.

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>