Audiência pública promovida por Altair Silva debate estadualização de estradas no Oeste catarinense
“Não é luxo, é necessidade.” Essa frase marcou a audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa para debater a estadualização das estradas que ligam os municípios de Pinhalzinho, União do Oeste, Jardinópolis e Quilombo. A iniciativa atendeu a uma solicitação do deputado Altair Silva (PP) e foi realizada nesta quinta-feira (22), no auditório da Escola de Educação Básica São Luíz, em União do Oeste.
Mais de 200 pessoas participaram do evento, que reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, representantes de cooperativas, produtores rurais e outras lideranças regionais.
Na abertura do debate, o parlamentar explicou que “estamos aqui discutindo a estadualização como o pontapé inicial para o asfaltamento dessas estradas. Sabemos que isso é de suma importância para todas as cidades envolvidas e que é um projeto que vai precisar de muitas mãos para sair do papel. Por isso, estamos aqui para somar forças e fazer essa pavimentação acontecer”.
Os participantes destacaram que a economia da região é predominantemente agrícola, o que torna esse trajeto essencial para o escoamento da produção. Além disso, são vias utilizadas para o deslocamento de pacientes em atendimentos médicos de urgência e também para o transporte de estudantes até as escolas.
Durante o encontro, foi enfatizado que as rodovias ainda são de terra, estreitas e com grande circulação de caminhões de cooperativas, que transportam animais, ração e leite, por exemplo. “Nossos motoristas chegam a fazer 93 mil quilômetros por mês por essas estradas, o que dá mais de um milhão de quilômetros por ano. O asfaltamento é uma necessidade porque, do jeito que está, os custos para a produção vão aumentar cada vez mais, já que a demanda cresce junto com a produção. Isso pode inviabilizar a atividade”, afirmou Marcos Zordan, vice-presidente da Aurora Coop.
A sucessão familiar também é uma preocupação nos municípios. De acordo com os produtores rurais, a pavimentação asfáltica representa qualidade de vida, modernização da agropecuária e crescimento da produção. Segundo eles, os jovens querem permanecer no campo, mas é preciso oferecer condições para que enxerguem ali oportunidades de investir, trabalhar e desenvolver a atividade.
Como encaminhamento prático, Pinhalzinho, União do Oeste, Jardinópolis e Quilombo formarão uma comissão permanente para dar continuidade à discussão sobre a estadualização. O deputado Altair Silva informou que as contribuições coletadas na audiência pública serão reunidas em um documento. “Vamos viabilizar encontros com o governador Jorginho Mello, com o secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, e com a Presidência da Alesc, junto da Bancada do Oeste. Não vamos medir esforços para essa conquista”, afirmou o parlamentar.
“Queremos agradecer e parabenizar nossos vereadores Valcir Kuosinski e Paulo Giovanoni (União do Oeste), Diam Carlos da Silva, Guilherme Frozza e João Schmatz (Pinhalzinho), e Anderson Welter e Ediane Ramos (Quilombo), que se mobilizaram e fizeram o encontro acontecer e ser um sucesso de público. Não podemos esquecer que esse trabalho começou ainda em 2021 e foi essencial para dar início a esse debate”, finalizou Altair Silva.
Participaram da discussão os prefeitos Everaldo Casonatto (União do Oeste), Alessandro Beltrame (Pinhalzinho) e Vanderlei Gallina (Sul Brasil); os vice-prefeitos Volnei de Lima (Jardinópolis), Mauro Cezar Alessio (Marema) e outros vereadores e lideranças de Pinhalzinho, União do Oeste, Jardinópolis, Quilombo, Águas Frias, Marema e Sul Brasil. O presidente do Sindileite, Selvino Giesel, também esteve presente no evento.
Fonte e foto: Larissa Martinelli/Assessoria de Imprensa/Deputado Estadual Altair Silva.