Assembleia Legislativa de SC promove primeiro encontro para capacitar integrantes de Câmaras Municipais
Com o propósito de capacitar os integrantes das Câmaras Municipais e aproximar a Assembleia Legislativa dos vereadores catarinenses, foi promovido nesta quarta-feira (09) o encontro Mandato em Ação.
O evento, organizado pela Secretaria de Apoio às Câmaras (Seac), lotou o auditório Antonieta de Barros com representantes de vários municípios. Participaram da abertura do evento o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia (PSD), além dos deputados Napoleão Bernardes (PSD), Tiago Zili (MDB) e Volnei Weber (MDB) e do presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Topázio Neto.
*Presidente destaca importância da participação*
Na abertura do evento, Julio Garcia ressaltou o trabalho executado pela Seac e citou a interação entre parlamentares e sociedade como fundamental para o Poder Legislativo.
“As assembleias, em momentos passados, apenas deliberavam sobre projetos e fiscalizavam os governos. Agora a interação com a sociedade é muito maior”, afirmou. “Acredito que essa presença dos vereadores e vereadoras na Assembleia Legislativa para se capacitarem para o exercício do seu mandato é fundamental. É a Assembleia Legislativa prestando mais um serviço à sociedade, desta vez através das nossas vereadoras e vereadores”.
*Deputados relembram início da trajetória política*
O início da trajetória política como vereador foi lembrado pelos deputados Napoleão Bernardes e Volnei Weber em seus pronunciamentos. Na opinião deles, o exercício da política no município impacta diretamente na vida dos cidadãos. “O mandato dos vereadores faz muita diferença na construção da vida dos municípios. Eu sei exatamente onde está o aperto. Fui vereador e hoje sou deputado estadual”, disse Bernardes.
“O mandato de vereador é transformador na vida das pessoas, na sua comunidade. E é justamente por isso que a Assembleia Legislativa tem um olhar tão especial em relação ao fortalecimento dos mandatos parlamentares dos municípios e uma atenção muito especial em relação aos vereadores”.
O deputado Volnei destacou a “coragem” das pessoas que submetem o nome para eleições municipais e recordou a eleição como vereador em São Ludgero, em 2008. “É de ressaltar a coragem de colocar o nome, a disposição para representar o cidadão no município”, afirmou. “Vivi isso ao disputar para vereador. Uma vez com mandato, a missão é atuar pelas pessoas, independente de partido político”.
*Experiências nas redes sociais*
Ainda na abertura, o deputado Tiago Zilli narrou episódios envolvendo redes sociais quando era prefeito do município de Turvo. Bem humorado, ele disse que chegou a pensar em abandonar as redes quando cobrado sobre a instalação de um redutor de velocidade. “Cheguei e pedir para sair, desligar as minhas redes”, brincou. “Parabenizo a Assembleia Legislativa e a Seac por proporcionar um momento tão oportuno, além de valorizar e qualificar o parlamentar para o benefício de nossa comunidade”.
*“População não quer saber de pronunciamento em tribuna”*
O presidente da Fecam e prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto, destacou na abertura que além da presença nas redes sociais, os vereadores precisam atuar junto à comunidade e ser “sinceros”. Considerado um fenômeno no “Tik Tok”, ele destacou que nunca havia disputado nenhuma eleição até 2024 e ao decidir criar conteúdo para internet focou primeiramente no público jovem.
“O jovem percebe muito mais rápido: percebe se você não é sincero, se você tá ali se passando por uma coisa que não é, se está exagerando nas coisas”, afirmou, acrescentando que o foco dos detentores de mandato deve ser a solução de problemas e não pronunciamentos em reuniões.
“O segredo é estar presente na cidade. Ninguém quer ver discurso na Câmara, falando por cinco minutos sobre um projeto de lei que o prefeito mandou. É bobagem. Não tem nada a ver com isso. Foquem na solução dos problemas. Se você tem um problema e resolveu, para lá e conta de que maneira você ajudou a resolver. Se você é vereador ou prefeito, como é que você resolveu? Pessoas querem ver isso”.
*Suporte da Assembleia é fundamental, avaliam vereadores*
O encontro do Seac foi elogiado por vereadores catarinenses que lotaram o auditório desde o início da manhã. Neri Xavier dos Santos, de Criciúma, destacou que a Assembleia Legislativa promoveu uma troca de experiências necessária para o fortalecimento das câmaras municipais. “A gente está amparado pelo Poder Legislativo estadual, o que nos deixa muito satisfeitos”, pontuou.
Na opinião de Vinícius Ramos, vereador em São José e vice-presidente da União de Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), o suporte oferecido pelo Seac faz toda a diferença para os parlamentares em primeiro mandato, o que impacta diretamente no cotidiano do cidadão.
“Esse apoio técnico que a Seac vem disponibilizando na Assembleia, juntamente com a parceria da Uvesc, é muito importante para a gente conseguir construir um Legislativo mais capaz, envolvido em todas as causas e pautas da sociedade”, completou.
Durante todo o dia, os parlamentares municipais acompanharam palestras que abordaram temas como oratória, relações com imprensa, imunidade parlamentar e redes sociais no mandato.
Realizaram palestras os profissionais Anderson Silva, que abordou o tema “relações com imprensa”, Cláudia Bressa (imunidade parlamentar), Lucas Borges (redes sociais no mandato) e Giovanna Pedroso (oratória e conexão com a comunidade).
*Seac é referência para Poder Legislativo Municipal*
Na avaliação da secretária geral da Assembleia Legislativa, Marlene Fengler, a primeira ação da Secretaria de Apoio às Câmaras foi um sucesso. Na opinião dela, o Seac se tornará uma referência para, em parceria com a Escola do Legislativo, qualificar os vereadores e aproximar municípios e o Parlamento catarinense.
“Temos mais de 60% dos vereadores em primeiro mandato e que demandam essa qualificação. E é por isso que estamos trabalhando a questão da comunicação como uma ferramenta de validação do trabalho, de aprimoramento enquanto representantes do povo e usando a comunicação como uma ferramenta de transparência”, afirmou.
“Quem vota numa pessoa quer saber o que ela está fazendo. E saber se comunicar e entender a importância da comunicação faz toda a diferença na vida de um vereador.”
A Assembleia Legislativa, já há algum tempo, vem fazendo um trabalho de aproximação com a sociedade. Trazer os vereadores, fortalecer o mandato, oferecendo a eles oficinas, trabalhos como formação na área de oratória, são formas de executar essa aproximação com a sociedade”.
Com a colaboração de Fabricio Escandiuzzi/Agência AL;
Foto: Rodrigo Correa/Agência AL.