26/11/2025 17h23 - Atualizado 26/11/2025 17h24

Sargento Lima recebe pedido de produtores para ajuste de portaria para a suinocultura

Por Paulo

Produtores de suínos procuraram o deputado estadual Sargento Lima (PL) e solicitaram que o parlamentar interceda junto ao Governo do Estado para que sejam feitos ajustes na portaria 50/2025, que estabelece regras de biossegurança para granjas de suínos. A portaria da Secretaria da Agricultura e da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC) já está em vigor e busca padronizar o controle de acesso, higiene e melhorias estruturais na produção.
Santa Catarina exporta carne suína para 78 países. No ano passado, esse mercado movimentou US$ 1,7 bilhão, sendo a Ásia o principal continente comprador. O Japão, por exemplo, só importa carne suína aqui do Estado.
Os produtores que procuraram o deputado Sargento Lima buscam prazo um pouco mais longo para as adaptações. O Governo do Estado lançou o programa Biossegurança Animal, que oferece financiamentos de até R$ 70 mil por granja. Os produtores que se reuniram com Lima preferem não tomar esse empréstimo e ter um prazo maior para as obras exigidas pela portaria. Além disso, eles temem a instabilidade econômica do país.
Sargento Lima vai buscar mais subsídios junto aos produtores rurais e também no Governo do Estado, mas já pensa em realizar uma audiência pública para reunir todas as partes.
A portaria está sendo aplicada em etapas e atinge todos os tipos de granja que produzem e distribuem suínos para fins comerciais. Já estão em vigor algumas exigências básicas, como plano de ação para adequação das granjas, roupas e calçados para uso exclusivo na unidade, limpeza e desinfecção de veículos para o transporte de suínos.
Outras etapas receberam prazo de 12 e de 24 meses para adequação, conforme o grau de complexidade da exigência. Por exemplo, ajuste de cerca de isolamento tem prazo de um ano, enquanto que o prazo para construção das cercas de isolamento é de dois anos.

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>