Comitiva brusquense embarca para a Alemanha

Compõem a delegação, o prefeito de Brusque Jonas Paegle, a secretária de Educação Eliani Aparecida Busnardo Buemo, o secretário de Saúde Humberto Fornari e o superintendente da Fundema Cristiano Olinger.
Dos municípios vizinhos foram convidados, o prefeito de Guabiruba (SC) Matias Kohler, que embarca com três secretários e o prefeito de Pomerode (SC) Ércio Kriek com um secretário e um administrador.
Programação
Na segunda-feira (15), o grupo participa de uma visita guiada sobre Construção Sustentável e Desenvolvimento Urbano e da Feira Nacional de Horticultura Heilbronn 2019 – Exposição Jardim e Cidade.
Na conferência, haverá apresentação dos cases de Brusque “Escola Sementeira” pela secretária de Educação e “Academia de Saúde” pelo secretário de Saúde.
Na quarta-feira (17), o ponto alto da programação é a Conferência em Bad Schönborn onde haverá Fóruns com Especialistas sobre os temas: Cidades e Comunidades Sustentáveis, Intercâmbio e Parceria.
Na sexta-feira (19), haverá evento sobre Mobilidade Urbana e reunião com o administrador distrital, dr. Christoph Schnaudigel, na sede da Administração Distrital. Neste dia, também haverá visitas em universidades.
No sábado (20), o grupo conhecerá a festa de rua de Karlsdorf-Neuthard e o Mosteiro Medieval de Maulbronn (patrimônio mundial) e participa de um passeio ciclístico. Na segunda-feira haverá um almoço oficial de despedida e a comitiva embarca para o Brasil.
A parceria e as ações
Dentro da parceria “50 Municípios pelo Clima”, Brusque atualmente está em fase de execução de três projetos: o de Estações Inteligentes e Luminárias Led, que está em fase de finalização.
“Eles estudam a parte de tráfego nas cidades. Elencando melhorias para o trânsito, tanto do Distrito, quanto de Brusque. Também está previsto o compartilhamento de bicicletas comuns e a questão do monitoramento do trânsito.
Por último, é desenvolvido o projeto de Instalações Fotovoltaicas, que estão sendo adquiridas e vão ser instaladas dentro de 60 dias.
Dentro desse projeto existe um estudo realizado por uma empresa alemã de todo o potencial energético dos telhados.
“Temos um apreço enorme pela Alemanha e pelo Distrito de Karlsruhe. Agradecemos o convite e a oportunidade de participar de toda a programação preparada para a nossa chegada.