Municípios do Oeste são incentivados a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro
Ações para potencializar o turismo regional foram debatidas durante reunião de trabalho e Oficina de Regionalização de Turismo da Instância de Governança do Grande Oeste.
A programação realizada em Chapecó nesta quinta-feira (22), contou com a participação do secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan.
Os munícipios foram incentivados a fazer o cadastro para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2017.
Os municípios que são inseridos no Mapa passam a ter acesso a políticas públicas e repasse de recursos.
Hoje 184 cidades de Santa Catarina fazem parte desta ferramenta, o objetivo é passar de 200.
Em 30 de junho encerra o prazo para envio das informações para o processo de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro.
As atualizações propostas serão conferidas pela equipe da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) entre 1º e 15 de julho e, posteriormente, serão analisadas pelo Conselho Estadual de Turismo.
A previsão é que o resultado da atualização seja divulgado em setembro deste ano.
O secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan destaca que o turismo catarinense representa cerca de 13% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
Uma das metas é o desenvolvimento do turismo regional, isso está ocorrendo por meio das 12 Instâncias de Governança Regionais.
Durante o evento, Pavan incentivou os municípios a desenvolver o potencial turístico para criar atrativos regionais.
“Os turistas querem participar de atividades em várias cidades, por isso é extremamente importante fortalecer a região e não apenas uma cidade. Turismo é permanente, não basta ter apenas um evento”, destaca.
O secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional-Chapecó, Edegar Giordani, avalia que estas ações contribuem no desenvolvimento da região, “com o fortalecimento do turismo incentivamos novos investimentos e oportunidades”, destaca.
Instância de Governança do Grande Oeste
A Instância de Governança do Grande Oeste tem como foco o fortalecimento do turismo regional. É formada por 32 municípios, destes quatro estão no Mapa do Turismo do Ministério do Turismo: Abelardo Luz, Chapecó, Passos Maia e São Lourenço D’Oeste.
Segundo a presidente do Conselho Regional de Turismo do Grande Oeste (Conturoeste), Ulmara Melania Spanhol, a meta é colocar 16 municípios neste mapa.
“A questão é ampliar as oportunidades dos municípios terem acesso ao que tem de direito, para poder encaminhar projetos importantes, locais e regionais. Estando dentro destes critérios terão mais oportunidades, serão prioritários”.
O objetivo é fortalecer o desenvolvimento regional, por meio do turismo. “É importante que as pessoas entendam que turismo é negócio, é lazer, cultura, conhecimento e traz benefícios para toda população”, afirma a presidente do Conturoeste.
Recursos para Cordilheira Alta
O secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, participou de uma reunião na Prefeitura de Cordilheira Alta às 17h desta quinta-feira (22), para manifestar o compromisso na liberação de R$ 100 mil destinados às melhorias no Centro Integrado de Esportes Ludovico Tozzo.