05/12/2016 12h05 - Atualizado

Dinheiro de propina direcionada ao PT foi repassado para campanha presidencial de aliado de Lula em El Salvador

Por Paulo

Parte do dinheiro de propina direcionado pela empreiteira Odebrecht ao PT bancou a campanha de Mauricio Funes à presidência de El Salvador em 2008. A revelação foi feita no acordo de delação premiada assinado pela construtora com os investigadores da Operação Lava Jato.

Segundo os relatos da empresa, o repasse ilegal, no valor de R$ 5,3 milhões, teria sido intermediado pela ex-primeira dama do país centro-americano Vanda Pignato, que é brasileira e militante do PT desde a década de 1980.

De acordo com informações de matéria publicada pela Folha de S. Paulo neste sábado (3), os valores repassados à campanha de Mauricio Funes teriam sido descontados do caixa que o Partido dos Trabalhadores mantinha junto a Odebrecht para pagamentos de origem ilícita.

O abatimento dos valores teve a autorização do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo o relato dos executivos da construtora. O petista foi um dos principais apoiadores de Funes durante a campanha presidencial.

Os delatores informaram ainda que os recursos foram pagos ao ex-marqueteiro do PT João Santana, responsável pela comunicação da campanha que levou Funes à presidência de El Salvador. Um ex-sócio de Santana revelou à reportagem que o marqueteiro contou que fez o trabalho a pedido do Partido dos Trabalhadores.

A revelação feita pela Odebrecht esclarece um dos itens da planilha “POSICAO ITALIANO310712MO.xls”, encontrado pela Polícia Federal nos arquivos do ex-funcionário da construtora Fernando Migliaccio.

Para os investigadores, o arquivo se refere aos repasses ilegais à campanha em El Salvador, por conter a seguinte discriminação: “Evento El Salvador via Feira 5.300”. “Feira” era o codinome de João Santana no esquema da empreiteira. Já “italiano” se refere ao ex-ministro Antonio Palocci, principal administrador do caixa que o PT mantinha junto à Odebrecht.

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>