Lideranças do Partido Progressista da região realizaram nesta segunda-feira (21) uma grande audiência pública para debater as terras de marinha.
Os vereadores Fabricio Fafa de Itapema e Leonardo Piruka de Balneário Camboriú, juntamente com o Deputado Estadual João Amin e o Deputado Federal Esperidião Amin lideraram a audiência que foi restigiada por um público de aproximadamente 350 pessoas, das cidades da região do vale do Itajai e da grande Florianópolis.
Todas as falas foram em torno da extinção dos terrenos de Marinha, que são alvo de uma Medida Provisória que tramita na câmara federal. A proposta do governo da presidente Dilma, defende que os terrenos sejam todos confiscados pela marinha e vendidos para os atuais posseiros ou proprietários.
Se a medida provisória for aprovada, cidades como Florianópolis, Itapema e Balneário Camboriú seriam prejudicadas absurdamente, tendo os proprietários de imóveis na nova linha preamar prejuízos astronômicos.
O texto da proposta traz um aumento de terrenos atingidos pela linha imaginável que aumenta a arrecadação da União em alguns bilhões já no
ano que vem.
"Em Florianópolis o número que atualmente é de 9 mil terrenos, sobre para mais de 30 mil. Isto demonstra que a medida não tem a finalidade de
preservar, como era no início, e sim tem um objetivo único, arrecadar!", defendeu o Deputado Federal Esperidião Amin.
Além das liderança progressistas, estavam presentes o Deputados Federal Peninha, o vice-prefeito de Porto Belo, Giovani Voltolini, os prefeitos de Itapema Rodrigo Bolinha, de Penha Evandro dos Navegantes, o Deputado Estadual Serafim Venzon e o ex-deputado Edison Andrino.