08/06/2016 09h52 - Atualizado

Valduga presta homenagem à Chapecoense na quinta

Por Paulo

Por proposição do deputado estadual Cesar Valduga (PCdoB), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina fará um ato solene à Associação Chapecoense de Futebol.

O ato é em comemoração aos 43 anos do Clube e também em reconhecimento a conquista do título de campeão do Campeonato Catarinense 2016.

Para o deputado, Chapecó é reconhecida hoje como Capital do Oeste não somente pelo seu desenvolvimento econômico, e ser um pólo agroindustrial, mas tornou-se referência também no esporte profissional.

“É com grande satisfação que faremos esse ato solene nesta quinta-feira (9). Hoje, a cidade de Chapecó se tornou reconhecida por causa da nossa aguerrida Chapecoense. Somos o time mais vitorioso e mais bem estruturado de todo o nosso Oeste, e sermos campeões do Campeonato Catarinense neste ano, nos levou a patamares ainda maiores no esporte”, assinalou.

Serão homenageados membros da diretoria, do conselho consultivo, torcidas organizadas, mascotes e uma das integrantes mais antigas da Associação receberá moção honrosa em nome de todo o Clube.

A CHAPECOENSE

A Associação Chapecoense de Futebol foi fundada em 1973 por quatro apaixonados pelo futebol: Lotário Immich, Vicente Delai, Alvadir Pelisser e Altair Zanella. Na década de 70, o futebol de Chapecó era composto por times amadores que representavam os bairros e grupos sociais, que disputavam entre si em campeonatos municipais e as ligas microrregionais.

Com a fusão dos principais times, Independente Futebol Clube e Clube Atlético Chapecó, a Chapecoense surge para enlaçar de vez a força dos munícipes e dar representatividade ao Oeste no esporte profissional. A fundação e a estabilização da Chapecoense foram frutos de esforços coletivos: de empresários, da população e de todos aqueles que desejavam ver a cidade de Chapecó se tornar referência também no futebol profissional.

Com a força desse interesse coletivo, a Chapecoense ganhou Santa Catarina ainda jovem, em 1977, ao conquistar pela primeira vez o Campeonato Catarinense. A coroação marcou um novo momento para a Chapecoense e também para os chapecoenses.

 Quatro décadas se passaram, dificuldades surgiram e com elas a superação. A Chapecoense cresceu e segue crescendo a cada dia. O rápido acesso da série D em 2009 para a série A em 2013 colocou o nome da Chapecoense na história da competição, uma conquista lembrada e admirada em todo o país, assim como a disputa da Copa Sul Americana, em 2015, momento em que a Chapecoense atraiu os olhares da América com sua humildade e seu carisma.

 

Hoje, pentacampeã catarinense, a Chapecoense disputa pela terceira vez o Campeonato Brasileiro entre os vinte melhores times do país. Em 2016, os chapecoenses comemoram os 43 anos da Chapecoense com muitos motivos para celebrar.

 

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>