Fossá mostra desacordo com o estacionamento rotativo
O vereador Cleiton Fossá (PMDB) voltou a mostrar seu desacordo com o atual sistema de estacionamento rotativo de Chapecó. Nesta semana, a prefeitura de Chapecó determinou à empresa concessionária Caiuá que a área de abrangência da Zona Nobre seja ampliada na área da rua Uruguai.
Fossá não é contra a proposta, mas exige que a administração municipal fiscalize a empresa concessionária para garantir número de funcionários suficientes para atender a população.
Conforme o vereador, é constante a reclamação de falta de profissionais para recarregar os bottons com os créditos.
Além disso, Fossá ressalta que o estacionamento rotativo não cumpre seu objetivo. Quando vence o tempo, que é de duas ou três horas por vaga – dependendo do local – basta o motorista renovar o horário, não sendo preciso sair daquela vaga.
Ainda, se alguma pessoa esquecer o bottom acionado entre 12h e 13h, o parquímetro segue descontando os créditos daquele motorista.
“O atual modelo do estacionamento rotativo só serve para dar lucro para a empresa concessionária”, critica o vereador. “A administração municipal deveria assumir esse serviço e, com o dinheiro arrecado, investir em asfalto, ciclovias ou para subsidiar o valor da tarifa do transporte coletivo”, finaliza.
Fossá apresentou projeto de lei criando um Fundo Municipal. Caso aprovado, ele será composto por recursos provenientes do estacionamento rotativo e multas de trânsito, entre outros.