Deputado João Rodrigues quer isenção de IPI sobre veículos para técnicos e engenheiros agrícolas
Técnicos agrícolas, médicos veterinários, engenheiros agrônomo e florestal e outros profissionais afins, que trabalham que prestam assistência técnica, extensão rural e assessoramento ao setor agropecuário, ambiental e florestal em propriedades rurais com seus veículos particulares, terão isenção no IPI na aquisição de seus carros.
Esse é o teor do projeto apresentado nesta quarta-feira (11) pelo deputado federal João Rodrigues (PSD), atendendo uma solicitação destas categorias profissionais.
Segundo o parlamentar catarinense, nos últimos anos muitas empresas optaram por terceirizarem suas frotas o que fez com que estes profissionais utilizem seus veículos particulares para desenvolverem suas atividades diárias, cabendo à empresa o pagamento pela quilometragem rodada o que em muitos casos mal cobre o custo do combustível e a manutenção dos veículos.
Estima-se que cerca de 50 mil profissionais no Brasil utilizem seus veículos como ferramenta de trabalho, veículos estes de motorização não superior a 1.500 cc.v.
Pelo projeto, os veículos com a isenção desta lei só poderão ser alienados após três anos da data de sua aquisição, salvo nos casos comprovados de destruição completa, furto ou roubo do veículo.
O deputado lembra ainda que quase na sua totalidade, estes profissionais utilizam estradas de chão muitas vezes em péssimas condições, o que por si só já diminui a vida útil do veículo e aumentam os custos do quilometro rodado.