e-SUS: Nova tecnologia em beneficio do cidadão
A Secretaria da Saúde de Chapecó, por meio das agentesde saúde está realizando o cadastro domiciliar e individual dos cidadãos chapecoenseschamado de e-Sus. O sistema será aplicado em todo o país.
O e-SUS é uma das estratégias do Ministério da Saúde para desenvolver,reestruturar e garantir a integração desses sistemas, de modo a permitir um registro dasituação de saúde individualizado por meio do Cartão Nacional e o Cartão Municipal deSaúde atualizados.
A secretária de Saúde Cleidenara Weirich pede à população que receba bem osagentes de saúde e responda o questionário que permitirá o cidadão estar em dia com oSistema Único de Saúde (SUS).
Esta iniciativa tem como finalidade garantir aos chapecoenses, bem como a todo o cidadão brasileiro o acesso a um Sistema Único deSaúde (SUS) que efetivamente cuida da populaçãão, demanda organização e capacidadede gestão do cuidado à saúde cada vez mais efetivas.
“Superar estar este desafio é uma grande meta, no contexto do maior sistema público de saúde do mundo, é imprescindível a implementação de sistemas de informação em saúde que contribuam com a integração entre os diversos pontos da redede atenção e permitam inter operabilidade entre os diferentes sistemas” conclui.
De acordo com o prefeito de Chapecó, José Caramori, a importância daparticipação dos chapecoenses nesse cadastro é que o Ministério da Saúde usa como critério para o repasse de recursos, a quantidade de pessoas, por isso é importante que todos participem e respondam o questionário.
“Somente desta forma será possível saberse o número de pessoas cadastradas no Sistema Único Municipal condiz com a realidade populacional do município”, esclareceu. Questionário: As perguntas realizadas dizem respeito à atualização de endereço, telefone,condições de saúde, informações socio-demograficas e sócio-econômicas.
Com oobjetivo de tornar o mais claro possível o panorama populacional, bem como, o perfilda saúde da população de cada município.